Ferozes e curiosos #7: os observadores do clima
Os observadores do clima.
Ontem recebi uma mensagem da Natasha, me falando que tinha assistido um mini documentário no You Tube e lembrado de mim. Eu acho bem interessante quando alguém fala isso pra nós - a gente tem uma ideia de como as pessoas nos compreendem, nos enxergam. Nem sempre a percepção dos outros é como a gente acha que é (ou gostaríamos que fosse), mas as vezes é certeiro. Assim que eu li a mensagem, assisti o vídeo e fiquei feliz, lisonjeada e emocionada com o fato da Natasha ter pensado em mim.
“Os últimos observadores” é um filme curto no canal da Patagônia (que tem vários outros vídeos bacanas pra quem curte esse tema de vida outdoor, natureza, esportes ao ar livre) sobre um casal na Suécia que - como o título já entrega - observam o clima. Como profissão. Diariamente. Por 36 anos, todo dia, a cada três horas, eles observam e registram diversos aspectos do clima: temperatura, pressão atmosférica, altura das nuvens, das ondas e por aí vai.
Por causa dessa ocupação, eles moram em um farol. O filme foi feito para comemorar o fim dessa jornada, pois a estação foi 100% automatizada e eles não precisarão mais fazer esse trabalho de forma ‘artesanal’.
Eu fiquei muito tocada com o documentário. Principalmente quando eles falam de felicidade e de que como essa vida que eles levam é felicidade pura.
Eu estou morando no interior da Inglaterra há quase 2 anos, e apesar de estar satisfeita com a minha escolha, acho difícil me desvincular das tentações de Londres, que estavam facilmente ao meu alcance por 15 anos. Mas estou melhorando. Coincidentemente, troquei mensagens com outra amiga que também saiu de Londres recentemente, e também está passando por esse questionamento ‘o que foi que eu fiz deixando Londres pra trás?’ - eu tinha acabado de assistir o documentário e foi um momento bom de conversar com ela.
Se vocês assistirem o vídeo, eu quero muito saber o que acharam. De verdade mesmo. Isso não é um truque pra ganhar comentários aqui - é realmente uma vontade de falar sobre aceitar a felicidade que a gente tem nessa vida.
Espero que gostem!
É sempre arriscado dizer a alguém que pensou nela vendo/ouvindo/lendo algo, né? :) Mas eu tinha (quase) certeza que The Last Observers ia te tocar como me tocou, Helozitcha. Fico feliz por ter acertado na sugestão e por ela ter rendido essa beleza de texto. <3
Que lindeza de mini documentário, achei de uma poesia só.
Achei engraçado o comentário da sua amiga que saiu de Londres recentemente, eu saí há 1 ano e tô em crise ainda, mas essa crise começou depois de uns 6 meses… Ainda tô tentando encontrar o equilíbrio entre a vida que eu quero e as “necessidades capitalistas”, curiosa pre ver onde 2025 vai me levar.